Pular para o conteúdo principal

A alegria de ser fiel a Deus


No Cap 19 de Atos, basicamente descreve Paulo em Éfeso, a sua 3ª viagem missionária.
A presença de Paulo ali foi uma bênção, houve um avivamento naquela cidade.
Começou com uns doze homens que ali estavam e todos receberam o Esp Santo.
  • Ficou 3 meses pregado na sinagoga.
  • Ensinava diariamente numa escola. Por dois anos.
  • Milagres aconteciam de forma extraordinária. Lenços e aventais eram postos sobre enfermos.
  • Enfermos eram curados, possessos eram libertos.
  • Até um espírito maligno testificou que conhecia Paulo conforme a Jesus.
  • Judeus e gregos que ali viviam tiveram grande temor.
  • Havia confissão de pecados abertamente.
  • Os ocultistas reuniram seus livros e queimaram publicamente, o que equivalia hoje, algo em torno de alguns milhões de reais.
  • Dalí ele pôde pregar em toda a província da Ásia.
O que mais dizer? PAULO ESTAVA BEM, REALIZADO EM TODOS OS SENTIDOS, três anos de muita benção.
Então num determinado dia, após uma viagem na região da Província, ele chama os anciãos de Éfeso e lhes declara:
E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto. Atos 20:22-25
Medite nessas declarações de Paulo. “Vocês sabem como trabalhei junto de vocês durante esses últimos 3 anos, pois bem, deixe-me agora mostrar a vocês a respeito do meu futuro.”
Creio que quando Paulo falava a respeito de prisões e tribulações e da obediência em cumprir a carreira com alegria. Isso trazia um arrepio aqueles anciãos.
“Não sei o que lá vai me acontecer, mas o E Santo me revela prisões e tribulações, não tenho a minha vida como preciosa, não verei a face de vocês novamente, simplesmente porque quero cumprir a minha carreira e ministério que recebi do Senhor Jesus.”
Note que Paulo não estava preocupado com as realizações em Éfeso, a sua integridade física, nem com planos de futuro. Ele simplesmente queria cumprir a carreira recebida de Jesus. Aqui aprendemos que ser fiel é melhor do que viver.
Sim, Concluímos que fidelidade é melhor que a vida.
Ser fiel é melhor do que viver confortável, vida estável e cheio de realizações..
O que significa Fidelidade melhor que a vida?
V 22: Ele diz ligado eu pelo espírito vou... o espírito dele estava ligado no Espírito Santo. A versão NVI mostra que ele foi compelido pelo Espírito, ou seja , o espírito de Paulo estava preso pelo Espírito Santo para fazer a vontade de Deus. Quando isso acontece, o nosso espírito estar ligado, preso, vinculado ao Espírito Santo para fazer a vontade de Deus, então isso se chama paixão para fazer exatamente o que Deus deseja que façamos.
Deus está mais preocupado com nossa fidelidade do que com grandes obras praticadas por nós.
Ser fiel faz com que não tenhamos medo de nada que o amanhã nos reserva. Ser fiel fará com que nada venha nos separar do amor de Deus.
A fidelidade é uma virtude que nos mantém firmes na tormenta.
Por que ser fiel é melhor do que tudo nessa vida. Ser fiel é melhor do que a aposentadoria, do que o lazer, do que os passeios, do que minha casa, do que meu carro, do que a minha família, do que a minha própria vida.
Ter o nosso espírito preso ao Espírito Santo nos torna isentos de todo e qualquer acontecimento.
Vai ter prisão, não tem importância, vai ter tribulação, não tem importância. Deus dá riquezas, igual fez com Jó, também o fiel não fica deslumbrado, o coração de Jó não estava naquelas riquezas, tanto é que quando as riquezas foram tiradas, o vínculo que ele tinha com Deus continuou. A esposa falava na cabeça dele, você ainda continua ligado a esse Deus, fiel? Amaldiçoa a Deus e suicida. Então Deus viu como Jó estava com Ele então Deus torna a dar riquezas para Jó, e em dobro.
Abraão estava ligado com Deus e não tinha nada como precioso, Deus pede Isaque, e Abraão é fiel e diz, quer Isaque? Não tem problema, ser fiel é melhor que meu filho... Deus viu que estava ligado mesmo, então devolve o filho novamente para Abrãao e o abençoa ainda mais.
Hoje, o dinheiro é o que tem o maior potencial para nos roubar de Deus. Há muita gente desviada por causa do materialismo. Então Deus usa o dinheiro para saber se você é um servo fiel.
Não caia no erro em não colocar a disposição de Deus o seu dinheiro, seu tempo, seu talento, o seu fôlego, a sua casa, o seu carro. Ele nos avalia nisso e verifica se estamos presos à Ele ou não, quando isso é verificado, que não estamos vinculados a nada nessa vida então Ele nos amará ainda mais.
Quantos que andam atrasados e lentos na obra de Deus? Quantos que ficam adiando as coisas, quantos são negligentes em relação às pequenas coisas ou nunca completam as tarefas que começam? Não estão ligados ao Espírito Santo.
Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Estou preso ao Espírito de Deus, estou a ele vinculado e Ele me diz há uma nova frente de guerra, há uma nova atribuição do Rei, E ele me manda a ir a Jerusalém, e enquanto tiver fôlego eu vou fazer a sua obra. E o mais importante, não faço isso como um peso, uma tortura, uma obrigação, fazer isso me traz uma alegria indescritível em minha alma.
Estou preso ao Espírito Santo, então o que Ele me pede devo fazer, sou fiel a Deus, já não vivo mais eu, Cristo vive em mim. Esse é o sacrifício, porque a partir do momento que a gente acha que estamos certos e que a Palavra está equivocada então Deus não está neste negócio.
Porque você tem a sua vida como preciosa, porque ainda você está apegado a bens materiais. O que te faz não levar o reino de Deus a sério? O que o tem prendido a esse mundo? A sua vida e tudo que te cerca tem sido muito precioso pra você? Você não tem se desgastado em prol do reino de Deus?
É hora de amar menos tudo e todos, amar menos a sua casa, seus filhos, seu sofá, seu televisor, seu lazer, seu carro, seu dinheiro, seu cachorro, seu conforto, sua cama, seu descanso, seu trabalho.
Esteja preso ao Espírito Santo, vinculado a Ele. Onde Ele te mandar ir, você vai, o que Ele te mandar fazer, você faz... e o mais importante com uma grande alegria em sua alma.
A partir do momento que o seu espírito está preso ao Espírito Santo, então não precisará ninguém mandar você fazer algo, você não será movido porque alguém o mandou, porque você já sabe fazer a vontade de Deus.
Deus não pode contar com alguém que é infiel, desleal. Nenhuma explicação de nossa parte convencerá a Deus, a nossa sabedoria é loucura para Ele. A verdade é que a visão de Deus é bem maior que a nossa, os caminhos dele são maiores do que os nossos. Por isso Ele espera que sejamos fiéis às suas ordens.
Você está disposto a deixar-se ligar, prender vincular o seu espírito ao Espírito Santo? Você quer confirmar esse vínculo de fidelidade hoje?